sexta-feira, 12 de agosto de 2011

XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação

Entre os dias 7 e 9 de agosto, participei do XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, realizado na cidade de Maceió, nas dependências do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.


O Congresso teve como tema “Sistemas de informação, multiculturalidade e inclusão social” e contou com a participação de cerca de 1.100 profissionais da informação de diversos estados.

No dia 7 de agosto, ocorreu a abertura Oficial do Evento com a Conferência Magna proferida pelo Sr. Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

No dia 8 de agosto, apresentei, na temática II “Direito à Informação, Acesso à Informação e Inclusão Social”, o seguinte pôster: “Digitalização e acesso público à coleção de obras raras essenciais em biodiversidade do Icict – Fiocruz”. Autoras: Jeorgina Gentil Rodrigues, Ilma Maria Horsth Noronha e Maria Cristina Soares Guimarães. O trabalho foca a experiência do projeto 'Digitalização e acesso público a Coleção de Obras Raras Essenciais em Biodiversidade do Icict'. O objetivo do projeto é resgatar, tratar, disseminar e preservar o conhecimento referente ao estudo da biodiversidade brasileira, por meio de digitalização, tratamento bibliográfico, armazenamento e disponibilização online de obras raras essenciais.








No dia 9 de agosto, apresentei, na temática II “Direito à Informação, Acesso à Informação e Inclusão Social”, a seguinte comunicação: “A trajetória feminina na ciência e tecnologia e saúde no repositório institucional da Fiocruz: uma experiência de acesso livre e preservação da memória científica”. Autoras: Jeorgina Gentil Rodrigues e Maria Cristina Soares Guimarães. O trabalho propõe disponibilizar para a comunidade cientifica uma valiosa fonte de informação, resultado de uma pesquisa que se pergunta sobre a representatividade e contribuição feminina na produção de conhecimento em Ciência e Tecnologia em Saúde (C&T/S) no Brasil. Mais particularmente, objetiva-se explicitar a participação feminina na constituição do campo multidisciplinar que atualmente compõe a pesquisa em saúde na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de uma solução de Repositório Institucional (RI), em texto integral, utilizando o software Dspace. Para tanto, será realizado o levantamento da produção científica a partir do acervo de obras raras da Biblioteca de Ciências Biomédicas do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), unidade técnico-científica da Fiocruz, acervo esse único e impar no país.







Infelizmente, devido ao horário agendado para retorno ao Rio de Janeiro, não pude participar do último dia do congresso, dia 10 de agosto, e assistir as sessões temáticas e Mesas redondas que me proporcionariam à oportunidade de conhecer os trabalhos e experiências implementadas por outras bibliotecas e instituições de ensino e pesquisa.


REFERÊNCIAS:



RODRIGUES, J. G.; NORONHA, I. M. H.; GUIMARÃES, M. C. S. Digitalização e acesso público à coleção de obras raras essenciais em biodiversidade do Icict – Fiocruz [resumo]. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió, AL. Anais... Maceió: FEBAB, 2011. 1 CD-ROM.

RODRIGUES, J. G.; GUIMARÃES, M. C. S. A trajetória feminina na ciência e tecnologia e saúde no repositório institucional da Fiocruz: uma experiência de acesso livre e preservação da memória científica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió, AL. Anais... Maceió: FEBAB, 2011. 1 CD-ROM.