Entre os dias 9 e 11 de novembro, participei do IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade que aconteceu na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na cidade de Curitiba. Público alvo: pesquisadores (as), estudantes, representantes das comunidades científicas em C&T.
O Simpósio teve como tema “Ciência e Tecnologia Construindo a Igualdade na Desigualdade”. A Conferência de Abertura foi proferida pelo Sr. Charles Lenay, Diretor da Unidade de Pesquisa Conhecimento, Organização e Sistemas Técnicos (COSTECH) – Université de Technologie de Compiègne (UTC).
Participei do GT021: “Gênero, Ciência e Tecnologia: construindo a igualdade na diversidade” onde apresentei a seguinte comunicação: “Um breve olhar sobre a participação feminina na produção do conhecimento Em Ciência, Tecnologia e Saúde no Brasil”. O trabalho apresentado propõe disponibilizar para a comunidade cientifica uma valiosa fonte de informação. Objetiva-se um primeiro e exploratório olhar sobre a representatividade e a contribuição feminina na produção de conhecimento em Ciência, Tecnologia e Saúde no Brasil, a partir do Acervo de Obras Raras da Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fundação Oswaldo Cruz. Surge assim, o interesse de compreender quais condições e fatores que influenciaram o acesso feminino as instituições científicas brasileiras.
Os trabalhos apresentados foram publicados nos Anais do IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade.