quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Vocabulário de Foucault



Assinado pelo Prof. Dr. Edgardo Castro, Vocabulário de Foucault é um livro indispensável em qualquer biblioteca de filosofia. Trata-se de uma espécie de dicionário dos conceitos do filósofo francês Michel Foucault, um dos pensadores mais importantes do século 20, não apenas por sua produção teórica, mas, sobretudo, por ter problematizado questões fundamentais para o entendimento do seu tempo.
“Poucos escritos sobre Foucault merecem o nome de ‘caixa de ferramentas’ como este: versão em língua portuguesa do livro El Vocabulario de Michel Foucault – Um recorrido alfabético por sus temas, conceptos y autores.”, afirmam Ingrid Müller Xavier, Walter Omar Kohan e Alfredo Veiga-Neto, na contra-capa da edição brasileira (foto), publicada pela Autêntica.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Desigualdades em Saúde: reflexões referente ao tema "desigualdades em saúde"



 Reflexões referente ao tema "desigualdades em saúde"  

Quando da leitura da "Nota breve sobre Desigualdades em Saúde como objeto de conhecimento", pereceu-me que a exemplificação do que sejam inequidades e iniqüidades em saúde poderia facilitar uma melhor elucidação dos conceitos, pois sem a sua ilustração fica o seguinte questionamento, não serão as desigualdades evitáveis e injustas também vergonhosas e indignas?
Por outro lado, essa é uma questão de valor/ ética que remete também a características sociais e culturais de diferentes povos e nações, muitas desigualdades podem ser consideradas injustas, vergonhosas, indignas e despertar aversão para alguns indivíduos, povos e nações e serem essas mesmas desigualdades aceitáveis ou mesmo naturalizadas por outros;

É possível discutir equidade, iniqüidades e inequidades em saúde sem discutir discriminação e privilégio em saúde?

Vez que,

eqüidade - igualdade = justiça em saúde

inequidade e iniqüidade = falta de justiça em saúde --> houve discriminação (enquanto ato de considerar que a diferença implica diferentes direitos) de alguns --> e a defesa a manutenção ou perpetuação de privilégio de outros, quanto às:


Necessidades de saúde

ou

Necessidades de serviços de saúde
Outra questão diz respeito à sobreposição das discriminações sobreposição das discriminações a que estão suscetíveis os indivíduos na sociedade.

 
Por fim, considero que, embora não tratem diretamente das desigualdades em saúde, Offe e Crenshaw, são autores que traz interessem interessantes contribuição à discussão da discriminação, e que portanto mereciam ser visitados. Offe (1985) ao chama atenção para o problema relativo à distribuição desigual dos riscos do mercado de trabalho entre grupos específicos diferentes, ao qual nomeia “grupos-problema do mercado de trabalho” e Crenshaw (1989), ao cunhar o termo interseccionalidade.

 
Eloísa Bastos

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

4 de fevereiro: Dia Mundial de Combate ao Cancer

O tema de 2013 é Eliminar os mitos e a desinformação sobre o câncer

O dia Mundial de Combate ao Câncer é uma iniciativa que reúne o mundo inteiro contra esta epidemia global.

Todos os anos, no dia 4 de fevereiro, vários países do mundo organizam eventos, palestras e ações de conscientização com o objetivo de prevenir as diversas formas de câncer e diminuir as mortes causadas pela doença.

Este ano, o Dia Mundial de Combate ao Câncer dedica-se à Meta 5 da Declaração Mundial contra o Câncer baseada na Declaração de Paris aprovada em 4 de fevereiro de 2000 que traçou as metas contra o câncer para o novo milênio.

O documento define metas a serem cumpridas até 2020 entre as quais:
• Reduzir significativamente o consumo de tabaco, a obesidade e o consumo de álcool
 
• Desenvolver programas universais de vacinação contra a hepatite B e vírus do papiloma humano (HPV) para reduzir o câncer de fígado e de colo de útero
 
• Diminuir a migração de profissionais de saúde especializados em oncologia para países desenvolvidos
 
• Eliminar os mitos e desinformações sobre o câncer
METAS
 
Mito 1 – O câncer é apenas um problema de saúde (Cancer is just a health issue)
Mito 2 - O câncer é uma doença que atinge ricos, idosos e países desenvolvidos (Cancer is a disease of the wealthy, elderly and developed countries)
Mito 3 - O câncer é uma sentença de morte (Cancer is a death sentence)
Mito 4 - O câncer é o meu destino (Cancer is my fate)
 
  • De acordo com a OMS, 7,6 milhões de pessoas morreram de câncer em 2008
  • 70% das mortes por câmcer ocorrem em países em desenvolvimento
  • 30% dos casos de câncer são preveníveis