sábado, 16 de março de 2013

O QUE É TECNOLOGIA SOCIAL?

Por Jeorgina Gentil Rodrigues

Considera-se tecnologia social todo produto, método, processo ou técnica criados para solucionar algum tipo de problema social e que atendam aos quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e impacto social comprovado.
 
É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.
 
As tecnologias sociais podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala.
 
São numerosos os exemplos de tecnologia social, indo do clássico soro caseiro – mistura de água, açúcar e sal que combate a desidratação e reduz a mortalidade infantil – até as cisternas de placas pré-moldadas que atenuam o problemas da seca no nordeste, entre outros.

Neste contexto, Dagnino indaga (2009, p.42): “[...] de que forma a tecnologia pode ser reprojetada para a construção de uma sociedade realmente democrática e desmercantilizada?”. Ainda o autor:

A articulação de novos interesses e a entrada em cena dos trabalhadores e dos novos movimentos sociais supõem a retirada progressiva da concentração do poder na mão de peritos e especialistas. Isso possibilitaria uma reconfiguração do sistema técnico levando em conta necessidades e capacidades humanas até então não consideradas (DAGNINO et al, 2009, 42, grifo do autor).

 

 


 
Slide da Apresentação: "Eu vim para confundir, não para explicar!"

 

Conforme Dagnino, Brandão e Novaes (2004, p. 34), a Tecnologia Social (TS) é entendida como um processo de “inovação social” que é entendido como o conjunto de atividades que pode englobar desde a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico até introdução de novos métodos de gestão da força de trabalho, e que tem como objetivo a disponibilização por uma empresa de um novo bem ou serviço para a sociedade é hoje recorrente no meio acadêmico e cada vez mais presente no ambiente de formulação de políticas públicas (policy making). O conceito engloba, portanto, desde o desenvolvimento de uma máquina (hardware), até um sistema de processamento de informação (software) ou de uma tecnologia de gestão - organização ou governo - de instituições públicas e privadas (orgware).

Em relação à produção de Ciência e Tecnologia (C&T) e sociedade, a TS enfatiza que (INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL, 2004):

1) A produção em C&T é fruto de relações sociais, econômicas e culturais - e, portanto, não é neutra;

2) As demandas sociais devem ser fonte privilegiada de questões para as investigações científicas;

3) A produção de conhecimento deve estar comprometida com a transformação da sociedade, no sentido da promoção da justiça social;

4) É necessário democratizar o saber e a ampliar o acesso ao conhecimento científico;

5) É fundamental avaliar os riscos e impactos ambientais, sociais, econômicos e culturais da aplicação de tecnologias e da produção de conhecimentos científicos;

6) Deve haver participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas.


 
OBRAS CONSULTADAS:

 
DAGNINO, R. P. Eu vim para confundir, não para explicar! [PPT apresentado no VI Simpósio de Ciência, Arte e Cidadania, no dia 23 de set. 2010, Rio de Janeiro, RJ].

 DAGNINO, R. P. et al. Tecnologia social: ferramenta para construir outra Sociedade. Campinas, SP.: IG/UNICAMP, 2009.

 DAGNINO, R. P.; BRANDÃO, F. C; NOVAES, H. T. Sobre o marco analítico-conceitual da tecnologia social. In: FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro, 2004.

INSTITUTO DE TECNOLOGIA SOCIAL. Tecnologia Social no Brasil. Direito à ciência e ciência para a cidadania. São Paulo, 2004. (Caderno de Debate).

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