quarta-feira, 20 de outubro de 2010

DIÁRIO DE PESQUISA II

As disciplinas que estou cursando no 2º semestre, Seminários Interdisciplinares de Pesquisa II e Comunicação e Avaliação da Ciência, estão sendo muito enriquecedoras. Na disciplina Seminários Interdisciplinares de Pesquisa II tive a oportunidade de assistir a palestra sobre o tema “Bibliometria, métodos quantitativos em Informação”, com a Profª Drª Gilda Braga. O conteúdo da palestra contribuiu para melhor domínio das técnicas bibliométricas vão me possibilitar mapear a produção científica feminina em C&T em Saúde, na perspectiva dos estudos de Informação.


A proposta de trabalho de conclusão disciplina Comunicação e Avaliação na Ciência se consistirá na construção do  primeiro capítulo de minha tese de doutorado. Para melhor compreensão o porquê dessa escolha, cito aqui Le Codiac (2004) ao comentar sobre a importância da comunicação na ciência destaca que a comunicação de novos dados e novos conceitos formulados devem acontecer de forma que permita sua compreensão e comprovação pelos pares, para que futuramente possam guiar a novos caminhos de pesquisa.

Como postado no Blog, o VIII Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero, realizado em 2010, na cidade de Curitiba, em seu discurso inaugural “Presentes y eclipsadas” serviu de base para uma profícua discussão sobre a participação da mulher nas diferentes esferas sociais. Assim, em relação as minhas leituras, cito aqui duas novas aquisições: O Segundo Sexo, v.2 - a experiência vivida (1980), de Simone de Beauvoir. A obra, publicada pela primeira vez em 1949, analisa o conflito entre liberdade e autonomia das mulheres e Visões do feminino (2004), de Ana Paula Vosne Martins. A autora explica como emergiram as especialidades médicas que lidavam com a natureza sexual e reprodutiva da mulher. Mostra ainda como os conhecimentos sobre as singularidades femininas redundaram na criação de controle e na imposição de papéis sociais com duradouras implicações para a vida das mulheres em uma conjuntura histórica que ainda perdura.

Gostaria de destacar a minha participação como ouvinte no Fórum Permanente de Arte e Cultura “Obras Raras e Coleções Especiais”, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas, nos dias 6 e 7 de outubro de 2010. O evento teve como objetivo discutir questões relacionadas aos critérios para reunir, preservar e dispor o acesso às coleções e arquivos documentais de documentos considerados raros e especiais. Fórum contou com cerca de 600 profissionais envolvidos na área de gestão de documentos e livros raros: arquivistas, bibliotecários, restauradores, educadores, pesquisadores, bibliófilos. Maiores detalhes vejam postagem do dia 17 de outubro de 2010!

E, assim, como Teseu, estou a esticar o meu “novelo de linha” que, com certeza, me conduzirá em meu processo de investigação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário