domingo, 17 de outubro de 2010

Presentes y eclipsadas

Num esforço de impulsionar a participação e o reconhecimento das mulheres nos distintos campos da ciência e da tecnologia e promover a pesquisa sob a perspectiva de gênero no âmbito iberoamericano, ocorreu o I Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Gênero, em Madrid, em 1996.

Eu & Shirley Malcolm
 Entre 5 a 9 de abril de  2010, este congresso, ocorreu pela primeira vez no Brasil, em sua oitava edição, em Curitiba, mobilizando mais de 200 pesquisadoras e pesquisadores provenientes do Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Cuba, Venezuela, México, Colômbia, Estados Unidos, entre outros países iberoamericano.


O discurso inaugural “Presentes y eclipsadas” do citado congresso serviu de base para a discussão sobre a participação da mulher nas diferentes esferas sociais, especialmente, nas políticas públicas visando o reconhecimento feminino e sua maior inserção nas áreas da C&T nos países iberoamericanos.

A presença feminina ainda é incipiente nos espaços formais de decisão. Ocupar esses espaços é indispensável para mudar as estruturas condicionantes, possibilitando relações sociais entre mulheres e homens pautadas em maior equidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário