terça-feira, 9 de outubro de 2012

Direitos Humanos, Saúde e Movimentos Sociais


Nos dias 8 e 9 de outubro, participei  do seminário Diálogos entre a Academia e os Movimentos Sociais: uma reflexão sobre a agenda política dos movimentos de mulheres, LGBT e de direitos humanos que discutiu a importância dos movimentos sociais na disseminação e apropriação do conhecimento pela sociedade. O evento foi  aberto ao público e  realizado no salão internacional da ENSP/Fiocruz.
 
 As mesas
 
 No dia 8 de outubro, pela manhã, a primeira mesa do seminário contou com a presença do Deputado Federal, Jean Wyllys, e da representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Hildete Melo. Na parte da tarde, a outra mesa foi formada com a participação da doutoranda de Serviço Social da UFRJ Roseli Rocha e do docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro Marco José Duarte. O primeiro dia do evento debateu a igualdade de direitos constitucionais entre heterossexuais e homossexuais.
No dia  9 de outubro, a mesa  contou com a participação do consultor em Gênero e Masculinidades, Marcos Nascimento, e da representante da Associação de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro (Astra-Rio), Barbara Aires. Esta mesa abordou a violência de gênero e a luta por direitos protagonizada por transexuais.
 O seminário foi organizado pela coordenação do curso de especialização Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos do Grupo Direitos Humanos e Saúde (Dihs/ENSP).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário