sexta-feira, 31 de agosto de 2012

DICAS DE LEITURA

SCHIEBINGER, L. Mais mulheres na ciência: questões de conhecimento. Apresentação de Maria Margaret Lopes. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.15, supl., jun. 2008, p.269-281.


Este artigo apresenta considerações, no contexto norte-americano, de teorias e práticas sobre a busca de igualdade para a participação das mulheres nas ciências. Equaciona o desenvolvimento dessas discussões em três níveis de análise: participação das mulheres na ciência; gênero nas culturas da ciência; e gênero nos resultados da ciência. Enfatizando a importância de continuar reunindo exemplos empíricos de como a análise de gênero transformou a teoria e a prática de campos disciplinares como as ciências da vida, primatologia e arqueologia, consideram a necessidade de prosseguir na construção de quadros de referência de análise de gênero para outras áreas disciplinares como física e química.


RAGO, E. J. Ruptura do mundo masculino da medicina: médicas brasileiras no século XIX. Cadernos Pagu, Campinas, n.15, p. 99-225, 2000.


Este artigo tem por objetivo analisar a luta das primeiras mulheres médicas para ingressar num campo tradicionalmente masculino como o da medicina, na segunda metade do século XIX, focalizando médicas brasileiras. Mostra como as pioneiras enfrentaram as hostilidades e foram capazes de reverter as pressões políticas e sociais, criando as condições de ruptura do mundo masculino da medicina.


OSADA, N. M..; COSTA, M. C. A construção social de gênero na Biologia. Cadernos Pagu, Campinas, n. 27, p. 279-299, jul.-dez., 2006.

Este artigo tem como objetivo analisar a presença de homens e mulheres nas ciências biológicas a partir do Projeto Genoma Fapesp (PGF). Baseado nos estudos sociais das ciências e nos estudos de gênero em ciências, pretende-se, portanto, entender as principais razões que levam ao avanço mais lento na carreira das mulheres pesquisadoras, analisar como ocorre a participação das mulheres na construção das ciências e, por fim, avaliar os principais obstáculos por elas enfrentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário